Singapura: 8ª posição no ranking dos principais destinos das exportações brasileiras

A supermetrópole é, na verdade, um grande centro distribuidor de produtos oriundos de todas as partes do planeta.

O dicionário afirma: “hub”, palavra de origem inglesa, está ligada à informática. Um substantivo masculino atuando como um anel central onde todos os circuitos se encontram. Eles formam um caminho para transmissão dos sinais. O mesmo conceito pode ser aplicado à Singapura. A cidade, localizada ao sul da Malásia, tem população de 5,7 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto de US$ 372 bilhões, de acordo com o Banco Mundial.

A supermetrópole é, na verdade, um grande centro distribuidor de produtos oriundos de todas as partes do planeta. “Nada fica em Singapura. Eles coordenam a distribuição para a Indonésia, Camboja, Sri Lanka, Tailândia e outros países mais afastados da China. São um grande centro logístico”, explica o diretor geral da W. Brazil Trader, Ricardo Kono.

A cidade avançou quatro pontos como um dos principais destinos das exportações brasileiras, comparada com 2020. Se no ano passado, eles estavam na 12ª posição, até abril de 2021, ocupam a oitava posição. O Brasil vende mais para eles que para Japão, Canadá, México, Reino Unido e Espanha.

“As perspectivas para o empresário brasileiro não poderiam ser melhores. O País está prestes a fechar um acordo de livre comércio – por meio do Mercosul – até o final deste ano. Isso facilitará ainda mais as transações comerciais”, analisa Kono.

 

A melhor porta de entrada para a Ásia

 

Óleo combustível de petróleo ou de minerais lideram as exportações brasileiras para Singapura. Totalizam cerca de 60%. As carnes – suínas, bovinas e de frango – também ocupam lugar de destaque. Só esses dois segmentos trouxeram cerca de US$ 3 bilhões para o Brasil em 2020. Só no primeiro semestre deste ano, comercializamos US$ 2,5 bilhões. “É um pais pequeno, mas de negócios enormes, e que poucos empresários estão de olho”, frisa o diretor da W. Brazil Trader.

Toda a indústria de transformação, papel e cartão, bombas e elevadores para líquidos, entre outros, podem encontrar interessados na “Pérola da Ásia”, codinome de Singapura.

A W.Brazil Trader conhece a dinâmica de funcionamento deste gigante da logística mundial. “Temos condições plenas de buscar os melhores compradores para os produtos brasileiros”, destaca Kono. A consultoria prestada pela W. Brazil inclui a identificação dos parceiros comerciais, os requisitos necessários para todo o desembaraço alfandegário, além, claro, de analisar a capacidade financeira e operacional de atendimento dos futuros aliados comerciais.

“Estamos disponíveis para fazer os estudos necessários, listar oportunidades e ser parceiro do empresário brasileiro”, diz Kono. “E tão logo seja possível, com a grande adesão vacinal que estamos tendo, podemos programar visitas e acompanhar aqueles que desejam ampliar fronteiras para os seus negócios”, conclui.