Custo da logística dispara e afeta comércio exterior

A expertise da W.Brazil Trader auxilia aqueles que precisam de apoio para planejar exportações e importações nesse momento.

Já virou clichê: o mundo nunca mais será o mesmo após a pandemia. Passados o susto com o surgimento da Covid 19 e todos os problemas decorrentes, a vacinação avança.

Em alguns países, a retomada econômica foi um pouco mais rápida, mas esbarrou num problema mundial: falta de matéria prima e o custo da logística.

“Desde que estou no mercado, nunca vi preços tão altos”, assusta-se Ricardo Kono, diretor geral da W.Brazil Trader. Ele lembra que até março de 2020, transportar um container da China para o Brasil custava algo entre US $ 800,00 e US $ 1.000,00. “Hoje, não sai por menos de US $ 15 mil e não é de se admirar que chegue a US $ 25 mil pelo mesmo serviço”, explica.

Até mesmo o país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos, enfrenta dificuldades de abastecimento em várias áreas. “O transporte entre China e EUA está na faixa de US $ 40 mil. É excessivamente caro”, analisa Kono.

Como a pandemia alterou o ritmo do fluxo das transações comerciais, hoje o mundo assiste a um verdadeiro caos: alta no transporte, falta de matéria prima, falta de espaço para armazenamento, portos congestionados. “Existem milhares de produtos que você só importa da China ou da China. Em alguns setores, não existe concorrência. Isso encarece, gera inflação e limita as oportunidades de negócios”, frisa.

 

Black Friday poderá ser afetada com falta de produtos

 

A pandemia represou o consumo por um longo período e agora as pessoas estão mais dispostas a “abrir” o bolso. Porém, a indústria não consegue produzir à altura por falta de insumos. Resultado: preços mais altos, logo, inflação.

Com a proximidade da Black Friday em novembro, o diretor geral da W.Brazil Trader calcula que poderá faltar produtos. “A maior parte dos eletrônicos, por exemplo, vêm da China. Eles simplesmente não estão dando conta de escoar a produção”, destaca Kono.

Segundo ele, os portos da China – e de outros países também – estão congestionados. “Diversos navios esperam a liberação para poderem atracar e serem carregados. Enquanto isso não ocorre, o custo só vai aumentando”.

Infelizmente, o resultado dessa conta acabará refletindo no consumidor final. “Temos percebido a aceleração dos preços. Mas quando você olha o cenário internacional, realmente não tem como ser diferente. Além do custo logístico, novamente estamos com cotação bem elevada do dólar nesses últimos dias”, pondera. “O problema é que muitos empresários precisam viabilizar os seus negócios e equacionar todas essas variações”, complementa.

A expertise da W.Brazil Trader auxilia aqueles que precisam de apoio para planejar exportações e importações nesse momento. “Vamos olhar primeiro o interesse do nosso cliente e buscar alternativas que otimizem a relação custo benefício e viabilize as negociações”, conclui.