Como exportar seus produtos para o Canadá

São muitas as possibilidades, nos mais variados ramos de negócio

É praticamente uma unanimidade. Quando se fala em intercâmbio – cultural, comercial ou mesmo como destino de migração – o Canadá é um dos países mais sedutores. O charme da neve, a possibilidade de praticar dois idiomas – o país adota o inglês e francês como línguas oficiais – são atrativos que não passam despercebido.

Já de algum tempo, porém, o país mais frio da América do Norte apresenta potenciais de negócios atrativos àqueles empreendedores ansiosos por exportar seus produtos. Como o território fica encoberto por neve por longos períodos, o Canadá é um dos maiores importadores do mundo.

“Produtos como alimentos e bebidas, café, cachaça premium, frutas frescas, artefatos de couro, mármore e granito, madeira serrada, roupas e vestimentas são itens que têm ganhado espaço no Canadá.” A análise é do diretor geral da W.Brazil Trader, Ricardo Kono.

Ele destaca que, desde 2018, está em negociação um acordo comercial entre os países do Mercosul e o Canadá para criar oportunidades para a exportação de mais de 300 produtos com origem brasileira. “São muitas as possibilidades, nos mais variados ramos de negócio”, argumenta.

O tratado de livre-comércio, quando aprovado, reduzirá drasticamente as tarifas de importação possibilitando o incremento de transações comerciais de produtos manufaturados, básicos e semimanufaturados. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria, a CNI.

 

Exportações chegam a US$ 2,7 bi no primeiro semestre

 

Os números do Ministério da Economia são excelentes. De janeiro a julho deste ano, o Brasil exportou ouro, óxido de alumínio, produtos semiacabados, açúcares e melaços, entre outros. A soma chega a exatos US$ 2,686 bi, com um crescimento de 17,2% em comparação a igual período de 2020. “Nem mesmo a pandemia arrefeceu o ânimo dos empresários”, lembra Kono.

Com tantas oportunidades, a W.Brazil Trader pode não só indicar o “caminho das pedras”, mas ser o parceiro ideal para quem deseja fazer parte deste cenário tão alvissareiro. “Se você tem um desses mais de 300 produtos do livre-comércio, nós buscaremos o comprador ideal para eles”, orienta o diretor geral. “A economia deles é fantástica e não há razão para não investir no Canadá”, completa.

Kono enfatiza a exigência por qualidade feita pelos canadenses. Da mesma forma como ocorre nos Estados Unidos, a régua para adentrar no mercado é alta. “O Canadá tem menos imigrantes que nos Estados Unidos. A população local é antenada com o que há de melhor no mundo e não mede esforços para obter o que deseja”, pondera.

Como basicamente as costas Leste e Oeste são as mais populosas, a demanda por alimentos, frutas secas, vestimentas, madeira serrada é alta. “Nós estaremos juntos com o empresário que busca este mercado. Vamos planilhar as oportunidades, identificar potenciais clientes, estudar a operacionalização e logística e auxiliar no plano de ação para conquistar o mercado canadense”, finaliza o diretor geral da W.Brazil Trader.